Canções...

quarta-feira, 13 de maio de 2009


Dia desses eu estava relaxado, perdido em meus pensamentos, quando de longe ouço a música Reluz [Marcos Sabino] e pensei: como existem canções que nos transmitem paz! Há canções que nos fazem refletir sobre a vida e outras que dá vontade até de quebrar o rádio e mandar o locutor à *&@+#$!

Pouco depois pensei em outros tipos de músicas... por que será que as "canções de amor" agradam as grandes massas? Acho que nós queremos viver uma grande história amor ou uma grande historia de vida. Muitas dessas músicas tratam de amores perdidos, impossíveis ou de algo que pode ainda acontecer. Mas eu não quero ficar chorando por algo que queria ter e sabe-se lá quando vai ser, eu hein!

Zezé di Camargo e Luciano fizeram fortuna, criando algumas "canções de amor" com letras até amigaveis, outras tantas [eu acho] bem estapafúrdias que fizeram multidões lotarem os megashows que eles fazem [sei disso pois ja assisti pelo menos um deles]. ¬¬

Amado Batista é outro que arrasa quarteirão! E falo sério... apesar de nunca [mesmo] ter assistido nenhum show do cantor, as evidências não mentem: o rei do brega-romântico se fez milhonário às custas de letras melosas. Não é à toa que ele vende muitos discos e é garantia de casa cheia nas apresentações.

Não estou questionando gosto musical, mas sim exemplificando.


Entrando um pouco mais na intelectualidade (não desmerecendo os cantores citados), não preciso citar muitos nomes de um passado recente ou mesmo da atualidade. Renato Russo sobre escrever de uma forma lúdica, inteligente e as vezes surreal suas mágoas, anseios, frustrações e sentimentos. Tanto que até hoje é cultuado da geração 80 pra cá.

Herbert Viana [Paralamas do Sucesso] soube mesclar romantismo, situações inusitadas e protesto em suas músicas. Embora não tenha escrito nada atual, suas músicas antigas ainda fazem a diferença.

Ana Carolina ja faz um estilo meio-a-meio. Vem com um lado mais cult, embora as vezes use alguns clichês clássicos que funcionam e, claro, um bom arranjo e melodia pra ficar tudo redondinho.

Poderia citar outros tantos nomes de músicos e letristas Brasil e mundo afora, mas vim só exemplificar que na música tudo gira em torno de alguma situação. E a fórmula desgastada, porém, infalível, continua sendo "falar de amor".
Eu gosto de [boa] música. Se possível viveria dela... ja falei sobre músicas no meu blog pessoal e vocês ainda vão ler muitas coisas sobre esse assunto comigo.

É só...!



...vdj...


[]'s


.


.

.

7 comentários:

Anônimo disse...

eu sou compositora

Atreyu disse...

Equalize



Às vezes se eu me distraio
Se eu não me vigio um instante
Me transporto pra perto de você
Já vi que não posso ficar tão solta
Me vem logo aquele cheiro
Que passa de você pra mim
Num fluxo perfeito

Enquanto você conversa e me beija
Ao mesmo tempo eu vejo
As suas cores no seu olho, tão de perto
Me balanço devagar
Como quando você me embala
O ritmo rola fácil
Parece que foi ensaiado

E eu acho que eu gosto mesmo de você
Bem do jeito que você é
Eu vou equalizar você
Numa freqüência que só a gente sabe
Eu te transformei nessa canção
Pra poder te gravar em mim

Adoro essa sua cara de sono
E o timbre da sua voz
Que fica me dizendo coisas tão malucas
E que quase me mata de rir
Quando tenta me convencer
Que eu só fiquei aqui
Porque nós dois somos iguais

Até parece que você já tinha
O meu manual de instruções
Porque você decifra os meus sonhos
Porque você sabe o que eu gosto
E porque quando você me abraça
O mundo gira devagar

E o tempo é só meu
E ninguém registra a cena
De repente vira um filme
Todo em câmera lenta
E eu acho que eu gosto mesmo de você
Bem do jeito que você é

Eu vou equalizar você
Numa freqüência que só a gente sabe
Eu te transformei nessa canção
Pra poder te gravar em mim (2x)

Música Composição da Pitty @@
Gosto dessa letra de amor =D

Marina Melo disse...

Não sou SUPER fã da música brasileira, confesso que curto um pouco a cultura norte-americana.
Mas se for para citar um nome da música brasileira, eu cito Renato Russo, adoro as músicas dele, igual à ele não há. E também curto bastante o rock dos anos 80.

Vitor Martins disse...

HAHA. Ele é gordjënho, só ._.

Tem gente bem pior, eu sei .-. HAHA

Hm, quanto a música, acho que tenho certos problemas.
Escuto pouqíssimas músicas brasileiras!

Talvez depois do 27 isso mude, sei lá :B

Mas, por enquanto, lixo norte americano RULEZ!

HAHA. Abraço :B

Larissa. disse...

amo posts de músicas... e vindo de um profissional, então!
Pois bem, eu não suporto Zezé de Camargo e Luciano. Detesto mesmo, nem do estilo deles.
Amado batista, Oh my God, toca demais aqui ¬¬'. As vezes eu faço é rir das músicas dele :P
Renato Russo pra mim, acima de tudo, é um poeta dono de uma maravilhosa voz!
Dentre outras letras de amor... quando se fala de músicas de amor, gosto mais das inteligentes, aquelas casuais, com poucos clichês. Mas óbvio, tem excessões. Também gosto de algumas clichês, como algumas do J quest e internacionais^^

Massa o post!

;**

nicaeosgrilos disse...

Bom, vou colocar a palavra. Acho que Zezé de Camargo e Luciano é apelativo demais ao tema e isso se torna meio que uma perceguição ao amor oculto @_@ qqq Acho que bandas desconhecidas do Brasilzão a dentro são melhores e mais românticas, como Giovanni Caruso - prostituta apaixonada, ouça é a melhor banda e mais sincera e remântica, tirando Instiga e Vanguart do armário, com suas letras exóticas, esforçadas e maneiras. Enfim, acho que essas que você falou são muito muito muito conhecidas e se enforcam com o sucesso que recebem.

Daniel Savio disse...

Hah, comprei um ingresso para o show da Ana Carolina...

E amor vende porquê é amor, sabe, somos sedente por ele.

Fiquem com Deus, menino VDJ e galera.
Um abraço.