Radio Ga Ga

terça-feira, 7 de julho de 2009

I'd sit alone
And watch your light
My only friend
Through teenage nights
And everything
I had to know
I heard it on my radio

Dia desses, morrendo de saudades de ouvir Queen, eu peguei o cd e botei pra tocar. Engraçado que, nesses tempos de mp3 e derivados, eu quase não pego mais nos cd’s que tenho e ouço tudo que quero no computador mesmo. Triste, né?


You gave them all
Those old time stars
Through wars of worlds
Invaded by Mars
You made ‘em laugh
You made 'em cry
You made us feel
Like we could fly
Radio


Enfim... Começou a tocar Radio Ga Ga, que eu adoro, e eu fui inventar de cantar junto (Queen vicia, cara). Acho que foi a primeira vez depois de muito tempo que eu fui reparar na letra dessa música.



So don't become
some background noise
A backdrop for
the girls and boys
Who just don't know
or just don't care
And just complain
when you're not there
You had your time
you had the power
You've yet to have
your finest hour
Radio



Lembrei imediatamente do que eu tinha falado sobre o rádio no .status quo. há algum tempo atrás. Sobre como foi nostálgico voltar a ouvir rádio, ainda que por apenas alguns minutos. Aí o Freddie começa a cantar essa música, falando de como o rádio era importante e de como tá todo mundo sendo entupido de visual e deixando o coitado de lado. E volta a nostalgia.



All we hear is Radio ga ga
Radio goo goo
Radio ga ga
All we hear is Radio ga ga
Radio blah blah
Radio what's new?
Radio someone still loves you

Nessa era de Youtube e mp3, lançar um cd já não é mais a mesma coisa. Você não precisa gastar milhares pra ser lançado e fazer sucesso, é só conseguir fazer isso na internet primeiro. Alguns dizem que baixar música é crime, e de fato não é lá muito justo com os cantores que não recebem nada por isso, mas tem como parar? Claro que não. Se não pode vencer a guerra, junte-se aos seus inimigos. É o que a indústria fonográfica deveria fazer. Foi o que o Radiohead fez com o último álbum. Só paga quem quer.


We watch the shows
we watch the stars
On videos
for hours and hours
We hardly need
to use our ears
How music
changes through the years



O futuro é assustador. Quando eu nasci, as pessoas já substituíam seus discos de vinil por algo mais moderno. O cd, lá pelos idos dos anos 80 e começo dos 90, era a grande novidade do momento. As pessoas, pelo menos até, sei lá, o começo dos anos 2000, queriam ter cd-players portáteis. O cd duplo Stadium Acardium do Red Hot Chilli Peppers, que eu era doida pra ter, custava absurdos R$ 69,90. Nunca comprei, e nem por isso deixei de ouvir (hoje tá custando uns R$ 29,90). Hoje em dia, de cada dez pessoas que eu vejo na rua, oito estão com fones no ouvido. Ouvir um cd que acabou de ser lançado não é mais tão difícil e nem custa nada. Encontrar bandas novas que nunca teriam espaço total na mídia também não é difícil.


Let's hope you never
leave old friend
Like all good things
on you we depend
So stick around
cos we might miss you
When we grow tired
of all this visual
You had your time
you had the power
You've yet to have
your finest hour
Radio



Tudo tem prós e contras, né? Se a internet ajuda tanto na divulgação e distribuição, por outro lado ainda não se encontrou um jeito bom para todos os artistas poderem sair ganhando com isso.


(…)

You had your time
you had the power
You've yet to have
your finest hour
Radio


O jeito é esperar.

1 comentários:

.ana disse...

queen é mt bom!!!! =)

e realmente, não tem mais como freiar o que sai na internet. tem países que estão tentando proibir os downloads [ao que lembro, a frança é um exemplo], mas isso ainda encontra mts dificuldades para funcionar na prática...
eu mesma já baixei mt coisa. músicas, filmes...
comprar cd já não vale mt a pena, a não ser que se seja fã demais de determinada banda.. aí sim, é bom ter o cd na estante.

bjos, moony!