Pirataria

quarta-feira, 2 de setembro de 2009


Meu ponto de vista sobre o assunto:

- Se não quer que seu produto seja "pirateado" na internet, não divulgue, não coloque em nenhum computador, nem salve em e-mail, HD virtual ou afins... melhor dizendo, nem produza!

- Pra quem acha que pirataria não ajuda o artista: ajuda sim! Quanto mais o produto é vendido no mercado paralelo, mais conhecido o artista fica, fazendo com que seu fã ou admirador tente conhecê-lo ou ir em algum show, no caso. A pirataria prejudica as gravadoras que sempre faturaram milhões em cima das vendas e os artistas só ganham ou ganhavam uma porcentagem mínima em cima disso. Artista não vive de vender disco. Artista vive de show. É no show que ele tira o seu faturamento.

Eu nunca acreditei e hoje ninguém mais acredita que o cd ou dvd pirata possa prejudicar o seu aparelho... ¬¬ Aonde isso? Tem nano virus que vai entrar lá e tocar o terror no interior de cada aparelho...? Fala sério! Pior é ouvir um artista de peso dizer "não compre cd pirata, ele prejudica seu aparelho." Ele prejudica mesmo é o bolso da gravadora que pagou para ele dizer isso. Gente, não é como antigamente que copiar um disco de vinil para uma fita cassete e a qualidade de áudio realmente era perdida, uma vez que o formato de gravação era analógico, ou seja, os dados de gravação não eram fielmente copiados, fazendo com que a qualidade fosse realmente inferior. Hoje a cópia é digital, 100% dos dados são copiados, não há perda de qualidade - isso em áudio, pois nos filmes o sistema as vezes é outro, uma vez que há cópias de filmagens em cinema ou mesmo cópias digitais incompletas [filme só dublado ou só legendado].

Pessoas, o "bom senso" em querer comprar um produto original [caro! e com horrores de impostos + a porcentagem de lucro das gravadoras/distribuidoras] ou adquirir o pirata por 1/5 do valor do produto é decidido por cada um. Aí vem o velho papo do excesso de impostos: "se não tivesse tanto imposto, as coisas não seriam tão caras" - blá blá blá... já conhecemos essa missa. Não adianta dizer que nosso poder aquisitivo está diminuindo e as coisas aumentando de preço. Se ambos subirem, vamos voltar a ter que cortar zeros na moeda e a história vai se repetir. Voltando à pirataria... se o produto for ou continuar muito caro, não terei outra alternativa - e vocês já sabem!




leia também o ...taste it!


.

.

.

10 comentários:

Marcos Pinheiro disse...

Vim agradecer a visita da Doriti no meu Blog. Mas... Afinal, qual é o blog que ela participa? São todos aqueles mesmo de sua lista no perfil?

LOHAN GOMES disse...

Muito bem explicado, adorei.

http://blogmultitematico.blogspot.com/

Marcos Pinheiro disse...

A primeira vez que passei aqui foi só pra saber da Doriti e simplesmente retribuir a visita, nem prestei muita atenção nisso aqui. PORRA... Vocês acabam de ganhar mais um seguidor, gostei muito do texto do VDJ, principalmente do ITEM DOIS deste post! [risos]Ah... Vou tratar também de colocar este blog na lista de indicações lá do Ponto de Continuação.

.:.

VDJ, que bom que curtiu o meu blog, cara. Olha, quero desde já lhe fazer um convite e deixar uma recomendação de leitura:

1º_CONVITE
Tenho uma seção lá no meu blog, que se chama SOPÃO. O pessoal do "Detesto Estudar" participaram com um texto da E. Suruba. Funciona da sequinte forma, vê se te interessa:

De segunda a sábado eu me expresso no "Miojo do Dia", que fica na lateral do blog, usando a menor quantidade possível de caracteres. No final de semana, já com um convidado definido, passo a ele todos esses "Miojo" [frases] da semana inteira, para ele criar um Sopão, ou seja, faz um texto, da forma que quiser, usando como base aquelas frases. Você pode usar uma delas, ou duas, todas... Não importa! A VIBE é que você se inspire nelas pra bolar o texto e as insira nele. Entendeu? Bom... Caso tenha ficado confuso e restado ainda alguma dúvida, dá uma olhada no Sopão da E. Suruba:

http://pontodecontinuacao.blogspot.com/2009/08/sopao-do-detesto.html

.:.

2º_RECOMENDAÇÃO

Já que curtiu o meu blog e a minha forma de escrever, te indico que meu livro, lançado esta semana pela Mojo Books, com download GRATUITO:

http://pontodecontinuacao.blogspot.com/2009/08/disponivel-para-download-meu-primeiro.html

.:.


É isso, espero suas respostas e por sua visitas!

Rafael Lopes disse...

Pensamentos bons para se refletir viu.

Bem interessante. Este assunto de pirataria dá muito pano para a manga.

Mas concordo com você. Se não quer ser copiado não produza

bjos

Sandra Timm disse...

Não gosto de pirataria, mas não sou xiita, nem contra. Abomino produto de má qualidade, coisa facilmente identificável, no restante, acho que podemos conviver muito bem com tudo.

Belo post!

Vanessa Barbosa disse...

pô, eu também penso assim.. o grande problema são as gravadoras que querem o o topo, e a mídia também, já que é a fonte principal de divulgação.. veja um exemplo.. som livre e rede globo !

aha, meu nome é Vanessa, tô visitando seu blog pela primeira vez e adoorei =D

passa lá no meu..

beeijos ;*
www.divinaefeminina.blogspot.com

Anônimo disse...

Apoiado!! Eu faço o contrário não compro CD nem DVD original e atualmente até livros eu baixo na net. apesar de que sempre compro os que gosto mais para reler sempre que eu quiser. Isso sei que prejudica o escritor mais não ganho para compara todo livro que tenho interesse de ler.

Leandro Lima disse...

ahauhauhauhauh Concordo plenamente e com toda certeza... a melhor parte foi
"Tem nano virus que vai entrar lá e tocar o terror no interior de cada aparelho...? Fala sério!"
AUHAUHAAHAHAHAHA
Vou passar mais aqui curti ein!

g.a.c.s:. disse...

NEM PRODUZA é sem duvida o melhor! hahahaha

Mas realmente Artista vive de show!

Daniel Savio disse...

Infelizmente, tenho mania de comprar original, mesmo pagando rios de dinheiro por isto...

Não tinha pensando sobre a parte da pirataria...

Fique com Deus, menina VDJ.
Um abraço.